Ter, 04 de outubro de 2016, 16:45

Manual do sistema de crédito de refeições do RESUN
SIGAA – Portal do discente.

Objetivo: Este manual visa auxiliar os discentes no processo de créditos no Resun, desde solicitar crédito emergencial até como gerar a GRU para adquirir créditos para as refeições.

Atenção: Os dados utilizados nos exemplos desse manual são ilustrativos, eles são apresentados visando instruir o usuário na utilização do sistema.

Resumo do processo em geral:

1 – Solicitar crédito emergencial;

2 – Gerar GRU;

3 – Consultar saldo.

1. Solicitar crédito emergencial:

O sistema de crédito do Resun, Restaurante Universitário, passou por mudanças ao implantar o crédito emergencial, no qual permite ao discente utilizar dois almoços e duas jantas mesmo quando os créditos estiverem zerados. Para solicitar o crédito emergencial, acesse:

Portal do Discente → Resun → Solicitar Crédito Emergencial.

Você será direcionado(a) para a seguinte página:
2

Ao solicitar o crédito emergencial, você irá receber dois créditos no almoço e janta que serão descontados da próxima GRU paga. Somente será possível solicitar o crédito emergencial novamente após o pagamento da solicitação anterior.

Para prosseguir, clique em “Solicitar”. A seguinte mensagem de confirmação será exibida:

3

O crédito emergencial foi solicitado com sucesso!

Atenção: Após essas melhorias no sistema de crédito, o discente não necessitará ir até o guichê para transferir créditos de almoço para janta ou vice-versa. O sistema fará, automaticamente, a transferência.

Por exemplo: Você possui 4 almoços e nenhuma janta, quando necessário utilizar a carteirinha para a janta, o sistema permitirá a sua entrada.

2. Gerar GRU (Guia de Recolhimento da União):

Para adquirir créditos de almoço e jantar, basta gerar o GRU, acesse o portal público do SIPAC no endereço: www.sipac.ufs.br.

A seguinte página será exibida:

4

Clique em “Restaurante Universitário”, como mostra a imagem acima. Os seguintes campos serão exibidos:

5

Para inserir créditos para refeições, clique em “Gerar GRU”.

6

A Identificação para alunos será através do número de matrícula do Sigaa; para servidores da UFS deverá ser informado o número da matrícula SIAPE e para os colaboradores terceirizados o acesso será feito através do número do CPF.

Atenção: Por razões de segurança o CPF do usuário deverá também ser informado.

Após inserir as informações, clique em "Consultar". Será direcionado para a seguinte página:

7

Caso o discente tenha solicitado crédito emergencial, o sistema atribui um valor mínimo de 4 créditos, como mostra a imagem abaixo:

8

Indique a quantidade de créditos respeitando o limite de 30 créditos para almoço e 30 para janta, os quais não expiram e o valor da refeição em reais é de acordo com o tipo de usuário.

Atenção: Na geração da GRU, será verificado o saldo já existente de refeição (almoço ou janta) e apenas será possível adquirir créditos que não ultrapassem o quantitativo de 30 créditos (almoço ou janta).

Por exemplo: Caso Você já possua 15 créditos para almoço, poderá adquirir mais 15 para almoço e 30 para janta (não ultrapassando 30 por tipo de refeição) na geração da GRU.

Clique em “Gerar GRU”, o arquivo em PDF do GRU será gerado.

2. Consultar saldo:

Para consultar saldo só cartão, acesse o menu “Restaurante Universitário” na página pública do Sipac. As seguinte opções serão exibidas:

9

Clique no local destacado. Será direcionado para a seguinte página de identificação:

10

Para prosseguir, clique em “Consultar”. As movimentações do cartão serão exibidas, como mostra a imagem abaixo:

11
Atualizado em: Qua, 05 de outubro de 2016, 15:07