Qua, 21 de fevereiro de 2018, 15:26

Cadastrar turma e matricular alunos em turma
SIGAA - Portal da Coordenação Lato Sensu

Para cadastrar uma turma, acesse:

Portal da Coordenação Lato Sensu → Turmas → Cadastrar turma

Cadastrar turma 1

Será exibida a seguinte tela que o usuário deverá informar os componentes curriculares:

Cadastrar turma 2

Insira os dados e clique em BUSCAR. Feito isto, aparecerá ainda na mesma página, a listagem do resultado de busca:

Cadastrar turma 3

Para continuar clique no ícone 'selecionar componente' (ícone verde).

Na tela seguinte, o coordenador deverá fornecer os dados gerais da turma:

Cadastrar turma 4

Informe o Ano-Período, a capacidade de alunos e o local da turma.

Insira as datas de início e fim das turmas.

Após preencher os dados, clique em PRÓXIMO PASSO. O usuário será direcionado para a definição de horários. Nela deverão ser indicados os dias e horários da turma:

Cadastrar turma 5

Após definir os dias e horários da turma, clique em PRÓXIMO PASSO.

Dando continuidade ao cadastro de turma, na tela seguinte o usuário deverá selecionar os docentes para a turma referida:

Cadastrar turma 6

Ao cadastrar docentes em uma turma, estes podem fazer parte do Corpo Docente definido na proposta do curso ou não.

Caso não faça parte do Corpo Docente, é possível apenas buscar por outros docentes (servidores) da UFS ou por Docentes Externos vinculados à Unidade do Curso.

Após adicionar o(s) docente(s) e sua respectiva carga horária, clique em próximo passo.

Na próxima página estarão expostos os dados gerais da turma:

Cadastrar turma 7

Após confirmar todos os dados, clique em CADASTRAR.

Uma vez cadastrado, o usuário será direcionado para a página de consulta geral de turmas juntamente com a confirmação do cadastro da turma:

Cadastrar turma 8

Caso queira buscar sua (ou qualquer outra) turma já cadastrada, basta informar os dados gerais da mesma e clicar em BUSCAR.

Atenção! O coordenador só poderá matricular discentes em turmas quando estes discentes forem aprovados e cadastrados na instituição.

O próximo passo será matricular alunos em turmas.

Para matricular alunos em turmas, acesse:

Portal da Coordenação Lato Sensu → Matrículas → Efetuar Matrícula em Turma

Efetuar matricula em turma 1

Na próxima página o coordenador terá duas opções:

Efetuar matricula em turma 2

Na primeira opção o coordenador poderá matricular cada aluno individualmente, clicando no local destacado na imagem acima. A seguinte página será apresentada:

Efetuar matricula em turma 3

Informe o nome do aluno e indique a turma. Ao finalizar, clique em Continuar.

A página posterior irá conter alguns dados do discente e da disciplina. Confira os dados, caso esteja tudo nos conformes, clique em Confirmar.

Após confirmar, a matrícula individual estará realizada:
Efetuar matricula em turma 5

Caso queira o atestado da matrícula, basta clicar em Gerar atestado.

Clicando em NOVA MATRÍCULA o usuário(a) será direcionado(a) para a página inicial de matrícula.

A segunda opção de matricular alunos é de matricular uma turma de entrada em uma turma.

Na segunda opção de matricular alunos, o coordenador poderá matricular vários alunos ao mesmo tempo, ou seja, matricular os alunos da turma de entrada em uma turma:

O usuário será direcionado para a seguinte página:
Efetuar matricula em turma 7

Informe o curso, a turma de entrada e a turma na qual serão matriculados os alunos. Após inserir os dados obrigatórios, clique em Continuar.

Você será direcionado(a) para a página abaixo:

Efetuar matricula 8

Confira a lista de alunos selecionados e clique em Confirmar.

Uma confirmação de matrícula bem sucedida poderá ser vista após a confirmação.

Após o período de avaliações, aulas, conclusão dos componentes curriculares do curso e a defesa dos trabalhos, o próximo passo será cadastrar os TCC's dos discentes.

Atualizado em: Sex, 23 de fevereiro de 2018, 15:57