Sex, 20 de abril de 2018, 15:25

Manual para demonstrar interesse em bolsas de extensão
SIGAA - Portal do Discente

OBJETIVO:

O objetivo deste manual é auxiliar o aluno em demonstrar interesse em concorrer a uma bolsa de extensão.

RESUMO DO PROCESSO:

1 – Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica;

2 – Demonstrar interesse em curso de extensão.

Observações:

Antes do aluno demonstrar interesse deverá obrigatoriamente declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Caso você se enquadre numa situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, a renda per capita familiar é igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Este aluno deverá preencher os seguintes pré-requisitos no sistema:

1 - Aderir ao Cadastro Único;

2 - Informar a Renda Familiar;

3 - Informar Dados Bancários.

Caso você não se enquadre no perfil de vulnerabilidade socioeconômica, basta declarar que NÃO é vulnerável socioeconomicamente.

1. Acesse: SIGAA → Portal do Discente → Bolsas → Declaração Vulnerabilidade econômica → Me declaro NÃO vulnerável socioeconomicamente.

1 – Declaração de vulnerabilidade socioeconômica

O primeiro passo para demonstrar interesse em uma bolsa de extensão é declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, que é obrigatória.

1. Acesse: SIGAA → Portal do Discente → Bolsas → Declaração Vulnerabilidade socioeconômica

Você será direcionado(a) para uma tela de apresentação :
8 apresenta  o de declara  o de vulnerabilidade

Nela, você poderá ler informações mais detalhadas sobre o Cadastro Único e os pré-requisitos necessários para demonstrar interesse na bolsa.

Assine e concorde com os termos citados e clique em “Declaro-me vulnerável socioeconomicamente”, caso se encaixe nesse perfil.

Na sequência uma mensagem de êxito na efetivação da declaração será apresentada:

9 cadastro  nico de bolsas    apresenta  o

PRÉ-REQUISITO 1: ADERIR AO CADASTRO ÚNICO

Obs: Caso você ainda não tenha aderido ao cadastro único, você será direcionado automaticamente para a tela de apresentação do programa de assistência estudantil e do questionário socioeconômico.

Leia atentamente e assinale que concorda com os termos citados. Por fim, clique em continuar.

Na sequência você terá que preencher seus dados do perfil. Feito, clique em “Gravar perfil”.

10 dados do perfil

Obs: Em “arquivos comprobatórios” anexe todos documentos solicitados. A relação de documentos de renda e de despesa familiar podem ser consultados em: (https://goo.gl/Vxpffw) no anexo I.

Por fim, você terá que responder o questionário socioeconômico. Ao final, confirme a inscrição.

11 question rio s cioecon mico

Pronto. Após confirmar a inscrição, a seguinte mensagem de sucesso no cadastro único será apresentada:

12 mensagem cadastro  nico efetuado com sucesso

PRÉ-REQUISITO 2: INFORMAR OS DADOS BANCÁRIOS E A RENDA FAMILIAR

Antes de demonstrar interesse em um bolsa, você deverá informar seus dados bancários e sua renda familiar.
1. Acesse: SIGAA → Portal do Discente → Atualizar Dados Pessoais de Discente

13 dados banc rios

Atualize seus dados bancários e sua renda familiar. Feito, clique em “confirmar”.

Feito esses passos, agora você poderá demonstrar interesse em um bolsa de extensão.

2 – Demonstrar interesse em bolsa de extensão

Para que você possa demonstrar interesse em concorrer a uma bolsa, acesse:

SIGAA → Portal do Discente → Bolsas → Oportunidades de bolsa

Você será direcionado para a tela de busca por oportunidades de bolsa:
2 vagas de bolsas dispon veis na ufs

Nela, você deverá selecionar o tipo de bolsa que deseja demonstrar interesse e o ano.

Selecione “extensão” em tipo de bolsa, depois clique em “buscar”.

A página carregará, logo abaixo, uma lista de todas as oportunidades de bolsa encontradas.

3 buscar oportunidades

Após definir a bolsa, clique no ícone destacado acima que corresponde a ‘participar da seleção de bolsas de extensão’.

Obs: Caso você não tenha declarado sua situação de vulnerabilidade socioeconômica, a seguinte notificação será apresentada:

31 norifica  o aus ncia declara  o de vulnerabilidade

Se tudo estiver nos conformes, após clicar em seleção de bolsas de extensão, você será direcionado(a) para a tela de registro de interesse:

4 dados do aluno

Na parte superior da página podem ser lidos os dados da ação de extensão.

Em dados do aluno, insira o e-mail (o mesmo cadastrado no SIGAA), telefone, suas qualificações e o link do seu Currículo Lattes.

Para concluir, clique em Registrar-se como interessado.

Pronto! O interesse em concorrer a bolsa de extensão foi requerida com sucesso. O seguinte aviso de êxito na operação será visualizado, juntamente com a informação de que o e-mail de confirmação foi enviado para o endereço de e-mail fornecido:

6 opera  o realizada com sucesso
Atualizado em: Sex, 20 de abril de 2018, 15:26