Qua, 06 de junho de 2018, 15:50

Manual para extrapolar créditos por período
SIGAA - Portal da Coordenação do Curso

Objetivo:

O objetivo desse manual é auxiliar o Coordenador de Curso a desempenhar a função de extrapolar créditos de seus alunos por período.

Resumo do processo:

1 – Extrapolar créditos dos alunos

Essa função permite que o Coordenador de Curso autorize alunos de seu curso a extrapolarem o limite máximo de créditos por período que é definido no currículo. Dessa forma, possibilitará o aluno solicitar matrícula em componentes curriculares acima do permitido.

Para utilizar a funcionalidade, acesse:

SIGAA → Portal da Coordenação de Curso →Matrículas → Permitir extrapolar créditos

Você será direcionado(a) para a seguinte página:
2 extrapolar cr ditos

Nesta tela deverão ser informados os critérios de busca.

Selecione a matriz curricular e o currículo. O crédito mínimo integralizado corresponde a quantidade mínima de créditos que o aluno deverá ter integralizado para que seja permitido autorizar a extrapolação de créditos acima do que foi definido em seu currículo.

Obs: Esse valor é definido pela PROGRAD.

Atenção: Não é qualquer curso que pode extrapolar o número de créditos por período. Caso o seu curso não esteja entre os que podem utilizar o recurso, entre em contato com o DEAPE (Departamento de Apoio Didático Pedagógico).

Após informar os dados clique em BUSCAR.

Será carregado abaixo uma lista de alunos do curso, que possuem a quantidade de créditos integralizados igual ou superior a quantidade mínima (nesse caso 50) estabelecida pela PROGRAD.

3 extrapolar cr ditos

Você poderá selecionar todos os alunos encontrados (clicando no checkbox ao lado de matrícula) ou selecionar os alunos individualmente, clicando no chekbox correspondente de cada aluno.

Para visualizar o histórico de cada aluno clique no ícone da lupa.

Obs: Nessa lista irão conter os alunos ativos e/ou formandos. Qualquer aluno que difira dessa situação não será identificado nessa busca.

Após selecionar os alunos, clique em AVANÇAR.

Nesse passo você deverá informar o ano-período e o número máximo de créditos permitidos que o aluno poderá extrapolar.

Obs: O sistema só permite extrapolar o máximo de créditos uma única vez por ano-período de cada aluno. Caso o valor informado seja maior do que o valor máximo determinado pelo DEAPE, o sistema apresentará a seguinte mensagem:

5 extrapolar cr ditos

No exemplo acima, o sistema informou que o valor máximo de créditos do currículo, definido pelo DEAPE, permitidos para extrapolar é de 104 créditos. Como foi cadastrado 120 créditos o sistema exibiu a mensagem de erro.

Se clicar na seta para baixo (ao lado do número de matrícula) você poderá visualizar o histórico de créditos que foram adicionados em cada ano-período por aluno.

4 extrapolar cr ditos

O “Máximo de Créditos por período” se refere a informação que atualmente existe no currículo. O objetivo desse valor no formulário é apenas para ajudar na tomada de decisão.

Após terminar de informar os dados desse passo e confirmar a sua senha, clique em CADASTRAR.

Após finalizar o cadastro a seguinte mensagem de êxito na operação será apresentada:

6 extrapolar cr ditos
Atualizado em: Qua, 06 de junho de 2018, 16:49