Qua, 20 de março de 2019, 11:57

Capacitação sobre doação de órgãos envolve enfermeiros do HU
Evento é iniciativa da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

Durante esta quarta-feira, 20, cerca de 90 profissionais de enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participam de uma capacitação em processo de doação de órgãos e tecidos.

O evento é uma iniciativa da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do HU-UFS. De acordo com a técnica em enfermagem Maria das Dores Lima, membro da Cihdott, o público-alvo terá acesso a uma programação que envolve diversas ações de atendimento e prestação de serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O conteúdo da capacitação é centrado em ações relacionadas às doações e transplantes, principalmente o transplante de córnea, que é o executado hoje no HU. Futuramente o hospital pretende realizar todos os outros tipos de transplante, iniciando pelo de rins, de fígado, se estendendo para coração, pulmão, pele, osso etc. Hoje o HU-UFS está em fase de licitações de material, de aparelhagem, de habilitação de alguns serviços, para poder iniciar esses procedimentos”, explicou Maria das Dores.

Palestrantes

O coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez, foi um dos palestrantes convidados para o evento. “Fui convidado pela Cihdott do HU-UFS para desenvolver esse trabalho educativo com os profissionais de saúde, no sentido de instrumentalizá-los sobre a importância do processo de doação e transplantes. O evento aborda a parte legal, a comunicação de más notícias, o diagnóstico de morte encefálica, a doação de córnea, entrevista familiar, entre outros temas da área”, afirmou.

Para Benito, a capacitação é bastante oportuna, porque quando o profissional de saúde sabe de fato qual a sua importância no processo de doação, ele desenvolve melhor essa atividade. “Infelizmente não temos uma adesão boa em relação à doação por parte das famílias, o que com certeza envolve o acolhimento. Isso penaliza as pessoas que estão na lista aguardando por um órgão. O transplante depende do doador, infelizmente os órgãos não são fabricados em laboratório”, lamentou Benito.

Além de Benito Fernandez, a palestrante convidada Ana Paula Rocha, enfermeira da Organização de Procura de Órgãos em Sergipe (OPO-SE), aborda Entrevista Familiar e Consentimento de Doação e Simulação Realística da Entrevista Familiar. O evento se estende até as 18h, no HU-UFS.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Andreza Azevedo

Unidade de Comunicação Social HU-UFS