Sex, 18 de outubro de 2019, 08:45

Projeto desenvolvido na UFS cria aplicativo de empreendedorismo voltado para Ciências Agrárias
App Empreenda Agro Sustentável foi lançado na sexta, 18
O app está disponível apenas para sistema Android. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O agronegócio é uma das principais alavancas da economia brasileira. Os números do setor representam, invariavelmente, dados positivos do Produto Interno Bruto (PIB). De olho nesse ambiente, um projeto de extensão da UFS procura “trazer, para os alunos, a cultura empreendedora, imaginando que essas são portas que se abrem como possibilidade de geração de renda”, nas palavras do professor do Departamento de Engenharia Agronômica (DEA) Sandro Holanda, supervisor do projeto.

Visite a página do Empreenda Agro Sustentável

Voltado para as Ciências Agrárias, o aplicativo Empreenda Agro Sustentável - desenvolvido pelos alunos Diego Vidal, Carlisson Ferro, Raphael Campos, Francisco Leite, Rayssa Juliane e Millena Santos - armazena todo o material elaborado pela equipe, cuja utilização é feita em workshops que abordam a temática.

“Pensamos em um aplicativo que unisse todo o conteúdo que temos de uma forma mais prática, ágil e dinâmica para quem está participando dos workshops ou para quem tem curiosidade sobre empreendedorismo”, conta Diego.

Segundo o professor Sandro Holanda, do DEA, os resultados das ideias desenvolvidas no projeto poderão ser demonstrados para possíveis investidores.

O app é dividido na área principal, com as abas de notícias, programação 2019, inscrições e pesquisa, além de conter apostilas de diversos temas da área, podcasts com os ministrantes dos workshops e canais de contato do projeto. Atualmente, só se encontra disponível para sistema Android e seu lançamento ocorrerá durante o 3° Workshop Empreenda Agro Sustentável nesta sexta e sábado (18 e 19 de outubro) na Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease).

O projeto

De acordo com o estudante Diego Vidal, o app reúne o conteúdo produzido pelo projeto de forma mais prática, ágil e dinâmica.

Antes dessa versão compacta e digital, que é o aplicativo, o projeto Empreenda Agro Sustentável é uma realização do DEA e da Aease. Ganhou vida a partir de um edital da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e tem parceria do Núcleo de Empreendedorismo da UFS, do Conselho Regional de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Crea-SE), do Centro de Empreendedorismo da Amazônia e do Sebrae.

O objetivo é mobilizar estudantes dos cursos das Ciências Agrárias para formarem equipes e desenvolverem ideias empreendedoras voltadas para o agronegócio. “No caminhar do desenvolvimento do projeto, essas equipes vão chegar ao que chamamos de ‘protótipo’ do que vão apresentar e, ao final, vamos ter demonstrações dos resultados dessas ideias para possíveis investidores”, explica o professor Sandro.

Brunna Martins (bolsista)

Luiz Amaro