Objetivo: Este manual visa auxiliar os docentes na criação de grupos de pesquisa.
- Submeter proposta de criação de grupo de pesquisa:
O caminho para submeter proposta de criação de grupo de pesquisa é seguinte:
Portal do Docente → Pesquisa → Grupo de Pesquisa/Projetos de Apoio → Proposta de Criação de Grupo de Pesquisa → Cadastrar
Insira as informações solicitadas. Atente-se para os campos obrigatórios, estes estão sinalizados com um asterisco azul.
Na proposta, você também pode inserir linhas de pesquisa, para isso, informe a linha e clique no ícone em destaque. A linha de pesquisa será adicionada, conforme ilustração na imagem abaixo:
Insira todas as informações e clique em AVANÇAR. Logo, será direcionado para a próxima etapa, a escolha dos membros.
Há dois tipos de membros, os permanentes, que são docentes do quadro permanente ativo ou do Programa de professor Colaborador Voluntário da UFS, e os associados, que são professores aposentados, visitantes, substitutos, bolsistas de programa de fixação, servidores técnico administrativos com Mestrado ou Doutorado, discentes de graduação e pós -graduação da UFS, pesquisadores mestres ou doutores de outras Instituições e profissionais de reconhecida competência técnico-científica na área do conhecimento.
A composição do grupo de pesquisa deve atender as seguintes exigências:
- Mínimo de 4(quatro) membros;
- Possuir pelo menos 1(um) membro permanente.
Para escolher os membros permanentes, basta informar o nome do docente. Será então adicionado automaticamente.
Atenção: os membros permanentes deverão, obrigatoriamente, estar com o endereço do currículo Lattes atualizado. Caso o sistema não localize o Lattes de algum membro, o mesmo indicará através do ícone destacado na imagem acima. Para atualizar o Lattes, basta clicar sobre o ícone e informar o endereço atualizado.
O currículo Lattes foi atualizado, como mostra a imagem acima.
Para adicionar membros associados, basta informar o nome do membro de acordo com a categoria que ele se encaixa. Podendo ser docente, servidor técnico-administrativo, discente de graduação ou pós-graduação e pesquisador externo.
Caso queira adicionar pesquisador externo, alguns campos extras serão obrigatórios. Como mostra a imagem abaixo:
Atenção: diferente de membros permanentes, os associados não necessitam estar com o Lattes atualizado no sistema.
Informe todos os membros que irão compor o grupo.
Clique em AVANÇAR para dar continuidade. Será então direcionado para a seguinte página:
Selecione os membros para que possam receber o e-mail pelo qual irão assinar o termo de compromisso, que confirma estarem de acordo com a associação de seus nomes ao grupo de pesquisa.
Após selecionar os membros, clique em “Enviar E-mail”. A seguinte mensagem mostrando exito na ação será exibida:
Após enviar os e-mails, clique em AVANÇAR. Será então direcionado para a seguinte página:
A veiculação de uma proposta é opcional, entretanto, para a homologação final do grupo pela COPEC a proposta se faz necessária. Ou seja, esse campo é opcional. Você pode prosseguir clicando em AVANÇAR. A seguinte página será exibida:
Nessa etapa você deverá informar descrições detalhadas sobre o grupo. Todos os campos destacado na imagem acima são de caráter obrigatório. Após preencher todos os campos, clique em AVANÇAR. Será direcionado para os dados do grupo, como mostra a imagem abaixo:
Nessa página você tem acesso a todas informações do grupo, inclusive quais pessoas já assinaram o termo de compromisso, como destacado na imagem acima.
Atenção: Somente é possível enviar a proposta de criação de grupo de pesquisa quando todos os membros assinarem o termo de compromisso. O sistema salva todos os dados da proposta para que não ocasione perda das informações inseridas até o momento.
Você deve acompanhar as assinaturas através do seguinte caminho:
Portal do Docente → Pesquisa → Grupo de Pesquisa/Projetos de Apoio → Proposta de Criação de Grupo de Pesquisa → Consultar
Para visualizar os assinantes, clique no ícone destacado na imagem acima. A seguinte página será exibida:
No exemplo acima, por exemplo, todos os membros assinaram o termo. Logo, a proposta poderá ser enviada. Para enviá-la, clique no ícone destacado na imagem abaixo:
Você será redirecionado para o processo de preenchimento de dados da proposta, feito anteriormente. O sistema salva todos os dados preenchidos, portanto deve-se avançar até a seguinte página:
Com todos os termos assinados, a proposta, finalmente, poderá ser enviada. Para realizar esse procedimento, clique em ENVIAR. Será redirecionado para a página a seguir:
A proposta foi enviada para o departamento e em seguida será encaminhada para a Comissão de Pesquisa.