Sex, 04 de novembro de 2016, 15:39

Manual para a criação de Grupo de Pesquisa
SIGAA – Portal do docente.

Objetivo: Este manual visa auxiliar os docentes na criação de grupos de pesquisa.

1. Submeter proposta de criação de grupo de pesquisa:

O caminho para submeter proposta de criação de grupo de pesquisa é seguinte:

Portal do Docente → Pesquisa → Grupo de Pesquisa/Projetos de Apoio → Proposta de Criação de Grupo de Pesquisa → Cadastrar

Você será direcionado(a) para a seguinte página:

Insira as informações solicitadas. Atente-se para os campos obrigatórios, estes estão sinalizados com um asterisco azul.

Na proposta, você também pode inserir linhas de pesquisa, para isso, informe a linha e clique no ícone em destaque. A linha de pesquisa será adicionada, conforme ilustração na imagem abaixo:

Insira todas as informações e clique em AVANÇAR. Logo, será direcionado para a próxima etapa, a escolha dos membros.

Há dois tipos de membros, os permanentes, que são docentes do quadro permanente ativo ou do Programa de professor Colaborador Voluntário da UFS, e os associados, que são professores aposentados, visitantes, substitutos, bolsistas de programa de fixação, servidores técnico administrativos com Mestrado ou Doutorado, discentes de graduação e pós -graduação da UFS, pesquisadores mestres ou doutores de outras Instituições e profissionais de reconhecida competência técnico-científica na área do conhecimento.

A composição do grupo de pesquisa deve atender as seguintes exigências:

- Mínimo de 4(quatro) membros;
- Possuir pelo menos 1(um) membro permanente.

Para escolher os membros permanentes, basta informar o nome do docente. Será então adicionado automaticamente.

Atenção: os membros permanentes deverão, obrigatoriamente, estar com o endereço do currículo Lattes atualizado. Caso o sistema não localize o Lattes de algum membro, o mesmo indicará através do ícone destacado na imagem acima. Para atualizar o Lattes, basta clicar sobre o ícone e informar o endereço atualizado.

O currículo Lattes foi atualizado, como mostra a imagem acima.

Para adicionar membros associados, basta informar o nome do membro de acordo com a categoria que ele se encaixa. Podendo ser docente, servidor técnico-administrativo, discente de graduação ou pós-graduação e pesquisador externo.

Caso queira adicionar pesquisador externo, alguns campos extras serão obrigatórios. Como mostra a imagem abaixo:

Atenção: diferente de membros permanentes, os associados não necessitam estar com o Lattes atualizado no sistema.

Informe todos os membros que irão compor o grupo.

Clique em AVANÇAR para dar continuidade. Será então direcionado para a seguinte página:

Selecione os membros para que possam receber o e-mail pelo qual irão assinar o termo de compromisso, que confirma estarem de acordo com a associação de seus nomes ao grupo de pesquisa.

Após selecionar os membros, clique em “Enviar E-mail”. A seguinte mensagem mostrando exito na ação será exibida:

Após enviar os e-mails, clique em AVANÇAR. Será então direcionado para a seguinte página:

A veiculação de uma proposta é opcional, entretanto, para a homologação final do grupo pela COPEC a proposta se faz necessária. Ou seja, esse campo é opcional. Você pode prosseguir clicando em AVANÇAR. A seguinte página será exibida:

Nessa etapa você deverá informar descrições detalhadas sobre o grupo. Todos os campos destacado na imagem acima são de caráter obrigatório. Após preencher todos os campos, clique em AVANÇAR. Será direcionado para os dados do grupo, como mostra a imagem abaixo:

Nessa página você tem acesso a todas informações do grupo, inclusive quais pessoas já assinaram o termo de compromisso, como destacado na imagem acima.

Atenção: Somente é possível enviar a proposta de criação de grupo de pesquisa quando todos os membros assinarem o termo de compromisso. O sistema salva todos os dados da proposta para que não ocasione perda das informações inseridas até o momento.

Você deve acompanhar as assinaturas através do seguinte caminho:

Portal do Docente → Pesquisa → Grupo de Pesquisa/Projetos de Apoio → Proposta de Criação de Grupo de Pesquisa → Consultar

Será direcionado para a página conforme imagem abaixo:

Para visualizar os assinantes, clique no ícone destacado na imagem acima. A seguinte página será exibida:

No exemplo acima, por exemplo, todos os membros assinaram o termo. Logo, a proposta poderá ser enviada. Para enviá-la, clique no ícone destacado na imagem abaixo:

Você será redirecionado para o processo de preenchimento de dados da proposta, feito anteriormente. O sistema salva todos os dados preenchidos, portanto deve-se avançar até a seguinte página:

Com todos os termos assinados, a proposta, finalmente, poderá ser enviada. Para realizar esse procedimento, clique em ENVIAR. Será redirecionado para a página a seguir:

A proposta foi enviada para o departamento e em seguida será encaminhada para a Comissão de Pesquisa.

Atualizado em: Sex, 04 de novembro de 2016, 16:11