Objetivo: Este manual auxilia no desenvolvimento das funções relativas ao cadastramento do levantamento patrimonial.
Resumo do processo em geral:
1 – Cadastrar Levantamento Patrimonial;
2 – Listar Levantamentos;
3 – Levantamentos pendentes.
1. Cadastrar Levantamento patrimonial:
O Levantamento patrimonial é realizado, principalmente, em duas ocasiões: anualmente, com intuito de localização e controles dos bens da instituição, e quando há troca de chefia de unidade. Para cadastrar o levantamento, acesse:
Portal Administrativo → Patrimônio → Levantamento Patrimonial.


Clique em “Cadastrar Levantamento”, como destacado na imagem acima. Feito isso, será direcionado para a seguinte página:

A tela acima traz a relação de todas as localidades disponíveis para cadastro do levantamento.
Atenção: localidades criadas no ano corrente não aparecerão, pois o levantamento refere-se ao exercício anterior.
Selecione o levantamento. Logo, será direcionado para a seguinte página:

Na aba “Informar Bens Localizados”, você deverá informar todos os bens encontrados fisicamente no seu setor. Informe o bem, o seu estado atual e a sua conservação.
Já na aba “Bens Sem Tombamento”, você deverá adicionar os bens encontrados que não possuem registro patrimonial no SIPAC.
Atenção: bens registrados cuja plaqueta tenha caído, devem ser cadastrados como “bens localizados” caso o setor consiga identificar seu número patrimonial. Nesse caso, para fins de controle, sugerimos marcar o número com piloto ou adesivo, temporariamente.

Informe os dados requisitados. Insira uma descrição detalhada do bem. Após preencher todas as informações, clique em “Adicionar Bem”. O bem será adicionado, como mostra a imagem abaixo:

Após inserir todos os bens do seu setor, clique em “Finalizar e Enviar”. A seguinte página contendo todos os bens informados será exibida:

Na página acima você ainda pode verificar os bens que não foram informados no atual levantamento. Para realizar esse procedimento, clique no local destacado. Feito isso, a seguinte página será exibida:

Atenção: Após finalizado o seu levantamento, o setor poderá solicitar reabertura para adicionar ou remover bens. Isso somente é possível durante o período em que o calendário estiver aberto.
Para solicitar a liberação, acesse a seguinte página:


Clique no ícone destacado. Será então direcionado para a seguinte página:

Será aberto um chamado solicitando a liberação do levantamento. As informações necessárias são preenchidas automaticamente, conforme imagem acima. Caso deseje, insira um “Motivo” e clique em “Cadastrar Chamado”. A seguinte mensagem de confirmação será exibida:

A solicitação foi enviada a DIPATRI.
2. Listar levantamentos:
Para efeito de consulta, você pode listar todos os levantamentos realizados e alterar o levantamento vigente após a liberação do sistema pela DIPATRI, como exemplificado anteriormente. Para isso, acesse:
Portal Administrativo → Patrimônio → Levantamento Patrimonial.


Clique no local destacado, será então direcionado(a) para a seguinte página:

Na listagem acima, para efeito de consulta, está disponível todos os levantamentos patrimoniais realizados.
Como abordado no item anterior, você pode solicitar, juntamente a DIPATRI, a reabertura do levantamento. Após a liberação do sistema, basta clicar no ícone destacado na imagem acima. A seguinte página será reaberta:

Insira os demais bens. Feito isso, clique em “Finalizar e Enviar”.
3. Levantamentos pendentes:
Dentro de uma Unidade pode existir várias localidades. Logo, o sistema disponibiliza uma função para verificar quais localidades estão pendentes com o levantamento. Para isso, acesse:
Portal Administrativo → Patrimônio → Levantamento Patrimonial.


Clique no local destacado. Será então direcionado(a) para a seguinte página:

Todos os levantamentos presentes nessa página estão pendentes. Para iniciar o levantamento, clique no ícone destacado. Será redirecionado para a seguinte página:

Basta informar os dados requeridos, conforme foi detalhado anteriormente no item “Cadastrar levantamento”.