Ter, 16 de abril de 2024, 09:55

Departamento de Química da UFS realiza curso de nivelamento durante o recesso acadêmico
Atividade é voltada para os calouros e busca revisar princípios básicos da química para superar deficiências do ensino médio
Departamento de Química realiza primeiro curso de nivelamento dessa área na UFS.  (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Departamento de Química realiza primeiro curso de nivelamento dessa área na UFS. (foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Na tarde desta segunda-feira, 15, o Departamento de Química da Universidade Federal de Sergioe deu início ao curso de nivelamento para alunos ingressantes dos cursos de Química e Física. As aulas acontecem durante o período de recesso acadêmico no Campus de São Cristóvão com o objetivo de revisar princípios básicos para superar deficiências do ensino médio.

(foto: janaÍna Cavalcante/Ascom UFS)

O reitor Valter Santana destacou a importância desse curso tanto para os estudantes quanto para a UFS. “Nossa universidade tem trabalhado, principalmente nos últimos anos, para analisar os resultados através de nossos indicadores. Reconhecemos a importância de ofertar um curso de nivelamento em algumas áreas para preparar alunos que estão entrando no ensino superior após o ensino médio, já que muitas vezes esses alunos têm paixão, interesse e sonho pela área escolhida, mas podem encontrar dificuldades no início devido a lacunas de conhecimento. E essa dificuldade pode gerar uma frustração, um aumento da evasão nesses cursos ou até mesmo o aumento da retenção por ficarem presos em algumas disciplinas dentro do curso”.

Valter Santana é reitor da UFS. (foto: janaÍna Cavalcante/Ascom UFS)

Com o curso, a expectativa é preparar os alunos para os desafios acadêmicos que podem surgir durante o período em que estiverem frequentando a universidade.

Davi Guimarães é calouro e vai iniciar o curso de licenciatura em Química. "Fiquei sabendo do curso e quis participar como meio de sanar algumas pendências que tive no meu ensino médio devido à pandemia. E também para me preparar para as matérias em geral, principalmente química analítica e físico-química".

Davi Guimarães é calouro do curso de Química pela UFS. (foto: janaÍna Cavalcante/Ascom UFS)

O nivelamento será ministrado de segunda a sexta, das 14h às 18h, até o dia 03 de maio. "O nivelamento em química foi pensado pelo Departamento de Química, porque verificamos que os alunos, ao ingressarem na universidade, chegavam com deficiências proveniente do ensino médio. Então, como a parte de química foi afetada pela mudança curricular e pela pandemia, decidimos fazer um piloto para os alunos calouros do curso de Química e Física, já que a disciplina é ofertada para diferentes cursos de toda a universidade", explica a chefe do Departamento de Química, Lisiane Freitas.

Professora Lisiane Freitas, chefe do Departamento de Química, ministrou a primeira aula no curso de nivelamento. (foto: janaÍna Cavalcante/Ascom UFS)

A iniciativa acontece em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação da UFS. “Esse é o primeiro curso de nivelamento dedicado à química. Na verdade, foi o Departamento de Química que nos procurou e nós prontamente nos colocamos à disposição para apoiar, já que a Prograd já organizou cursos nas áreas de cálculo, português e inglês, todos com caráter introdutório. Estamos buscando maneiras de expandir esse serviço e pretendemos ampliar nossa oferta no futuro", destaca o pró-reitor Dilton Maynard.

Dilton Maynard é o pró-reitor de Graduação da UFS. (foto: janaÍna Cavalcante/Ascom UFS)

O curso será ministrado por oito professores que se disponibilizaram para dar aula aos calouros durante o período de férias, realizando revezamento ao longo do mês.

Milânia Ribeiro - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS