Ter, 16 de abril de 2024, 14:27

UFS e Prefeitura de São Cristóvão firmam acordo para instalação de semáforos em frente à instituição

A Universidade Federal de Sergipe firmou acordo com a Prefeitura de São Cristóvão para a instalação de semáforos em frente à entrada de veículos e de pedestres do Campus de São Cristóvão. O termo de audiência extrajudicial foi assinado junto ao Ministério Público de Sergipe no dia 10 de abril.

O objetivo é garantir mais segurança para a comunidade acadêmica no momento de atravessar a Avenida Governador Marcelo Déda Chagas. O reitor da UFS, Valter Santana, destaca a preocupação institucional com a vida de todos os estudantes.

Instalação de semáforos deve acontecer em frente à entrada de pedestres do Campus de São Cristóvão. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

"Essa é mais uma ação na qual a universidade participa ativamente junto com o município de São Cristóvão, com o apoio do Ministério Público Estadual. Solicitamos mais uma vez a colocação de semáforos em pontos estratégicos para que os estudantes possam atravessar a avenida em segurança. Espero que os encaminhamentos dessa reunião possam se desencadear em ações concretas que melhorem cada mais a rotina dos nossos discentes", afirma o reitor.

Será feito um estudo técnico, financeiro e orçamentário para instalação dos semáforos pelo Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER). O acordo define que esse relatório deve ser apresentado em 30 dias.

Durante a reunião, também ficou decidido que a universidade doará um terreno em frente à entrada de veículos, visando organizar o fluxo de cerca de 35 ônibus que transportam alunos de outros municípios para o campus sede da instituição. Fica, então, sob responsabilidade da Prefeitura de São Cristóvão a construção de um estacionamento para esses ônibus, não comprometendo o trânsito de outros veículos ao longo da Avenida Governador Marcelo Déda Chagas.

Semáforos também serão instalados em frente à entrada de veículos do campus. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“Nós cedemos o terreno para o estado de Sergipe e para a Prefeitura de São Cristóvão para que possa ser construído um espaço destinado aos ônibus, reduzindo a quantidade de veículos parados na avenida. A destinação desses veículos não é responsabilidade da universidade, mas colaboramos para que a comunidade acadêmica tenha mais comodidade na chegada e na saída da universidade”, explica o superintendente de Infraestrutura da UFS, Jodnes Vieira.

Também estavam presentes representantes do município de São Cristóvão, Luciene Silveira, do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe, Everton Menezes, da UFS, Júnior César Santana e Jorge Gonçalves, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de São Cristóvão, Nilton José Santos e Juniana Ribeiro, e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual de Sergipe, Capitão Nilton Melo, além dos promotores de justiça Ana Leila Garcez e Augusto César Resende.

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 17 de abril de 2024, 14:01