Qua, 22 de agosto de 2018, 16:08

Manual para solicitar informativo no Boletim de Serviços
SIPAC - Portal administrativo.

Objetivo: Boletim de Serviços é o mecanismo utilizado para dar publicidade aos informativos da Instituição. Esse manual visa auxiliar o solicitante no processo de solicitação de informativos.

Resumo do processo em geral:

1 – Solicitar informativos para Boletim de Serviços.

Para solicitar informativos para o Boletim de serviços, você deverá acessar:

SIPAC → Portal Administrativo → Comunicação → Boletim de Serviço → Solicitar → Informativos para Boletim de Serviços.

Você será direcionado(a) para a seguinte página:
1 print boletim

Obs: Deverá ser informado o assunto e o tipo de informativo. A depender do tipo de informativo selecionado, o sistema carregará um modelo, pré-cadastrado, bastando apenas atualizar os parâmetros.

Obs: O checkbox do campo “Publicar no D.O.U” é utilizado para indicar se o informativo deverá ser publicado no Diário Oficial da União. Porém, o fato de marcar esta opção não dará publicidade no D.O.U, pois não há uma conexão entre o sistema de Boletim de Serviços e o sistema do Diário Oficial da União.

Obs: Os campos “Número” e “Datanão são obrigatórios para o solicitador.

Atenção: Caso precisar utilizar uma imagem no informativo, NÃO é indicado utilizar o Ctrl+C/Ctrl+V do navegador. O recomendado é utilizar a ferramenta Inserir/editar imagem destacada na imagem abaixo:

2 print boletim
3 print boletim

Ao clicar nessa ferramenta você será direcionado(a) para a seguinte página:

4 print boletim

Selecione a imagem que deseja inserir no informativo, e logo abaixo, pré-visualize de que forma ela vai compor o informativo.

Dentro da aba de aparência o usuário dispõe de uma série de opções para editar a imagem como: alinhamento, tamanho, espaçamento, borda e estilo.

5 print boletim
Boletim print image4

Obs: É possível vincular interessados ao informativo, que podem ser pessoas ou unidade. Os interessados serão notificados via e-mail, no caso da unidade será o chefe que receberá a notificação, assim que o informativo for assinado.

Após inserir as informações solicitadas, clique em “Cadastrar”. A seguinte página será exibida:

Revogação de informativos:

O usuário pode tanto modificar como revogar os informativos publicados.

Para realizar essa função, o usuário deve selecionar a opção Boletim de Serviços, e clicar na opção Solicitar e selecionar a função de Revogação ou modificação de informativos publicados.

Conforme mostra a imagem abaixo:

6 print boletim

Ao abrir a opção de Revogação ou modificação de informativos publicados, o usuário será direcionado para essa página:

7 print boletim

Nessa página o usuário deverá preencher obrigatoriamente todos os campos que aparecem (Tipo, número e ano). Após o preenchimento aparecerão os informativos encontrados, de acordo com a busca.

Então o usuário terá a opção de vincular os informativos encontrados, e também terá a opção de Detalhar.

8 print boletim

Caso escolha a opção detalhar o usuário poderá verificar as vinculações que esse informativo já sofreu.

9 print boletim

Ao clicar no ícone da lixeira (destacado acima) o usuário tem a opção de excluir uma vinculação.

Depois de buscar e encontrar o informativo que sofrerá a modificação, o usuário deverá clicar naquele que escolheu, e então informar o tipo do informativo, o tipo da mudança, o número e o ano daquele que o modificará . Após confirmar o que é necessário, basta clicar em adicionar. Após adicionar todas as modificações que serão realizadas, o usuário deve clicar em vincular.

10 print boletim
11 print boletim

As vinculações realizadas na parte de cima da tela, são de informativos publicados após a implantação do módulo e o da parte de baixo foi criada para vinculação das Resoluções do Consu e Conepe anteriores à implantação deste módulo.

13 print boletim

Consultar informativos publicados:

A partir desta opção é possível consultar informativos já publicados em boletins de serviços. Para isso é necessário informar os parâmetros para a busca desejada. Não é necessário informar todos os demais parâmetros de busca.

A busca por assunto ou conteúdo é feita com base na presença do que foi informado e não exatamente igual ao que foi informado.

14 print boletim

Após selecionar os dados, o sistema trará os informativos publicados, e dará ao usuário duas opções: a lupa, de detalhar, para obter mais informações sobre; e a de baixar informativo, que vai gerar um documento em PDF.

15 print boletim

Caso o usuário escolha a opção de clicar na lupa, ele poderá ver as vinculações que o informativo sofreu.

16 print boletim
Atualizado em: Qua, 22 de agosto de 2018, 17:27