SIGAA - Manuais direcionados para aluno:

• Manual de autocadastro do SIGAA: Orienta o aluno a efetuar seu primeiro acesso no SIGAA, criando seu Login e senha dentro dos padrões aceitáveis pelo sistema.

• Manual de estágio: Esse manual tem como objetivo auxiliar os dicentes a se inscreverem em ofertas de estágio e orientar sobre o preenchimento dos relatórios.

• Manual de transferência interna: Este manual tem como intuito auxiliar os discentes da instituição, na inscrição do processo seletivo de transferência interna.

• Manual do ensino individual: Auxiliar os discentes que desejam participar de uma turma de ensino individual, desde a solicitação até o resultado da solicitação. O ensino individual caracteriza-se pelo repasse do conteúdo programático integral do componente curricular de forma individualizada ao estudante, a partir de um plano de trabalho voltado especificamente para integralizar o componente curricular sem necessariamente estabelecer uma carga horária semanal fixa; e está disciplinada pelos arts. 191 a 195 das normas do sistema acadêmico (Resolução N° 14/2015/CONEPE).

• Manual de Permuta: A permuta consiste na troca de campus entre estudantes vinculados a um mesmo curso de campi distintos ou troca de turno entre discentes vinculados a turnos diferentes de um mesmo curso.

• Manual do Bolsista PIBIC/PIBITI: O objetivo deste manual é auxiliar o discente na participação do processo seletivo de bolsista PIBIC/PIBITI e na execução das tarefas como bolsista.

• Manual do Restaurante Universitário: O objetivo deste manual é auxiliar toda a comunidade acadêmica da UFS em desempenhar suas ações no sistema do Restaurante. Com isso, discentes, servidores (contratados e concursados) e docentes poderão realizar as operações por meio dos módulos Portal do Discente, Portal Administrativo e Portal do Docente. Saiba como consultar e gerar GRUs, consultar o cardápio do RESUN, o saldo, além de solicitar o crédito emergencial.

• Manual de manifestação à ouvidoria: Este manual serve de base para as comunidades interna (discentes, docentes e técnicos administrativos) e externa, terem o conhecimento de como usar o Módulo de Ouvidoria no SIGAA. Neste manual, você encontrará o objetivo do módulo, como abrir e acompanhar uma manifestação à Ouvidoria.

• Manual do Portal do Discente: Este manual auxiliar o aluno na utilização do portal do discente, abordando as funcionalidades mais importantes do portal.

• Solicitar email acadêmico: Orientações sobre como realizar a solicitação de email acadêmico junto ao setor de Redes.

• Manual de Acesso ao Portal de Periódicos da CAPES: Orientações para ter acesso ao Portal de Periódicos da CAPES: uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

• Manual de prestação de contas:  Este manual tem como objetivo auxiliar o aluno a preencher as prestações de contas referentes aos auxílios dos planos especiais de Equipamentos, Equipamentos PcD e Dados.